sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Líder da Oposição cobra respostas sobre presídio de Itaquitinga e Arena da Copa

DISCURSO - “Ano está terminando e pernambucanos continuam sem esclarecimentos.” Foto: Roberto Soares/Foto da home:André Carbone/Flickr

Na penúltima Reunião Plenária de 2015, o líder da Oposição, deputado Sílvio Costa Filho (PTB), disse ainda “esperar posicionamentos do Governo” sobre controvérsias nas parcerias público-privadas (PPPs) do presídio de Itaquitinga, cujas obras estão paralisadas, e da Arena Pernambuco. O parlamentar entende que a gestão estadual deve apresentar encaminhamentos à população até o final do ano, e solicitou à presidência da Assembleia que peça esclarecimentos ao Poder Executivo sobre possíveis soluções.

A construção do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, na Mata Norte, está suspensa desde 2012. Diferentes empresas assumiram e abandonaram o projeto em modelo de PPP, até que o Estado anunciou a intenção, em agosto, de concluir a obra com recursos próprios, durante audiência pública na Alepe. “O Governo prometeu apontar saídas para esse impasse até novembro, mas o ano está terminando e os pernambucanos ainda estão sem respostas”, afirmou Costa Filho.

Sobre o segundo empreendimento, o petebista questionou os pagamentos feitos à Arena Pernambuco Negócios e Investimentos, concessionária controlada pela construtora Odebrecht. Segundo o deputado, os repasses ao consórcio em 2015 somaram mais de R$ 54 milhões, embora cláusulas do contrato estejam sob auditoria e possam ser questionadas na Justiça por gerarem prejuízos excessivos ao Estado. “Em um ano de crise, quando faltam recursos para a saúde, a educação e a segurança, esses pagamentos deveriam ser suspensos. Qual a prioridade do Governo?”, indagou o oposicionista.

Fonte: ALEPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário